Skip to content

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NA SUÍÇA PARA ARTISTAS MULHERES CIS/LGBTQIA+ PROVENIENTES DA AMAZÔNIA

Protagonistas na luta ambiental e na proteção da Floresta Amazônica e seus habitantes, artistes da Amazônia estão articulando novos gestos, linguagens e cosmovisões sobre a região, nos ajudando a compreender a complexidade e a relevância do território para o mundo. Pautadas pela ética do cuidado e por práticas decoloniais de coexistência, seus trabalhos reinventam a Amazônia contemporânea propondo soluções para resistir ao Antropoceno.

Por esse motivo, o Festival LABVERDE em parceria com o Festival CULTURESCAPES está oferecendo uma residência de três meses em Basel, Suíça, entre os meses de agosto e outubro de 2021, para artista mulher cis ou LGBTQIA+ da Amazônia. A residência será realizada no âmbito do Festival Amazônia Culturescapes 2021 e sediada pelo programa de residência do Atelier Mondial.

“O objetivo desta residência é contribuir com o destaque contínuo da arte amazônica no contexto internacional, incentivar a pesquisa e a aprendizagem mútua, além de posicionar as práticas artísticas da Região Amazônica em um ambiente global de intercâmbio transcultural”, diz a curadora amazonense Lilian Fraiji sobre a oportunidade.

Podem participar artistas visuais, dançarinas, performers, escritoras, curadoras, artesãs, musicistas e cineastas, provenientes da Região Amazônica dos países Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia e Guianas, com domínio da língua inglesa.  A submissão será encerrada dia 24 de maio de 2021.

Para participar as artistes devem enviar documentação em inglês para o e-mail residency@culturescapes.ch

-Carta de motivação (no máximo 250 palavras)

-Mini bio

-Portfólio. 

Os organizadores ficarão responsáveis pelo financiamento da passagem aérea, hospedagem, per diem e seguro de saúde. A seleção será realizada em junho e a residência ocorrerá entre os meses de agosto e outubro de 2021.

Festival Labverde

Labverde é uma plataforma de conteúdo multidisciplinar sobre a Região Amazônica (Brasil), protagonizada por instituições radicadas em Manaus (Manifesta Arte e Cultura e o Instituto Nacional de Pesquisas Da Amazônia) para promover o pensamento crítico sobre a natureza e a ecologia.

Nos dias 2,3, 4 e 5 de Junho o programa Labverde celebrará a semana do meio ambiente com o Festival O Amanhã é Agora, onde artistas, cientistas, lideranças indígenas se juntam para trocar saberes e experiências sobre a preservação da Amazônia.

Mais informações acesse aqui

También te puede interesar

CONVOCATORIA: RESIDENCIAS LA NUEVA FÁBRICA, GUATEMALA

El programa de residencia de La Nueva Fábrica reúne a artistas, curadores y gestores culturales emergentes y establecidos para reflexionar, investigar, dialogar, crear y compartir entre disciplinas. El programa 2022-2023 ofrece cinco residencias.