
RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NA SUÍÇA PARA ARTISTAS MULHERES CIS/LGBTQIA+ PROVENIENTES DA AMAZÔNIA
Protagonistas na luta ambiental e na proteção da Floresta Amazônica e seus habitantes, artistes da Amazônia estão articulando novos gestos, linguagens e cosmovisões sobre a região, nos ajudando a compreender a complexidade e a relevância do território para o mundo. Pautadas pela ética do cuidado e por práticas decoloniais de coexistência, seus trabalhos reinventam a Amazônia contemporânea propondo soluções para resistir ao Antropoceno.
Por esse motivo, o Festival LABVERDE em parceria com o Festival CULTURESCAPES está oferecendo uma residência de três meses em Basel, Suíça, entre os meses de agosto e outubro de 2021, para artista mulher cis ou LGBTQIA+ da Amazônia. A residência será realizada no âmbito do Festival Amazônia Culturescapes 2021 e sediada pelo programa de residência do Atelier Mondial.
“O objetivo desta residência é contribuir com o destaque contínuo da arte amazônica no contexto internacional, incentivar a pesquisa e a aprendizagem mútua, além de posicionar as práticas artísticas da Região Amazônica em um ambiente global de intercâmbio transcultural”, diz a curadora amazonense Lilian Fraiji sobre a oportunidade.
Podem participar artistas visuais, dançarinas, performers, escritoras, curadoras, artesãs, musicistas e cineastas, provenientes da Região Amazônica dos países Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia e Guianas, com domínio da língua inglesa. A submissão será encerrada dia 24 de maio de 2021.
Para participar as artistes devem enviar documentação em inglês para o e-mail residency@culturescapes.ch
-Carta de motivação (no máximo 250 palavras)
-Mini bio
-Portfólio.
Os organizadores ficarão responsáveis pelo financiamento da passagem aérea, hospedagem, per diem e seguro de saúde. A seleção será realizada em junho e a residência ocorrerá entre os meses de agosto e outubro de 2021.
Festival Labverde
Labverde é uma plataforma de conteúdo multidisciplinar sobre a Região Amazônica (Brasil), protagonizada por instituições radicadas em Manaus (Manifesta Arte e Cultura e o Instituto Nacional de Pesquisas Da Amazônia) para promover o pensamento crítico sobre a natureza e a ecologia.
Nos dias 2,3, 4 e 5 de Junho o programa Labverde celebrará a semana do meio ambiente com o Festival O Amanhã é Agora, onde artistas, cientistas, lideranças indígenas se juntam para trocar saberes e experiências sobre a preservação da Amazônia.
Mais informações acesse aqui
También te puede interesar
Latitude Lanza su Primer Programa de Intercambio Curatorial
Latitude, la plataforma de difusión de las galerías de arte brasileñas en el extranjero, ha creado una asociación con GRI - Getty Research Institute para su primera convocatoria abierta para que curadores brasileños o...
MALBA BUSCA A SU PRÓXIMO(A) DIRECTOR(A) ARTÍSTICO(A)
Malba busca un líder con prestigio internacional, trayectoria de excelencia en programación artística y los contactos necesarios para continuar elevando el perfil de Malba en la escena internacional. El proceso de selección será conducido...
Convocatoria:artistas en Residencia 2020.el Cuerpo Desde lo Performativo
"Artistas en residencia" es un programa conjunto de La Casa Encendida, del CA2M Centro de Arte Dos de Mayo y del MACBA - Museu d'Art Contemporani de Barcelona, cuyo fin es apoyar la creación...